sábado, 30 de julho de 2011

formatação TCC 10 dicas



Seguia CORRETAMENTE

1. Grave seu trabalho com um novo nome. Use: seunome-2011-12-01versao01.docx, por exemplo. Isto identifica o aluno, a data e a versão do trabalho, evitando muitas confusões. Repare na forma do nome:
1. Seu nome, para não haver confusão com o trabalho de outros orientandos. Separe da data com traço.
2. Data no formato mais lógico: ano-mês-dia. Separe a data com traço, não com sublinhado, ponto ou barra.
3. Uma letra para a versão.
De hora em hora grave uma nova versão: a, b, c etc.
2. Use os estilos pré-determinados para formatar o texto de seu trabalho. Existe um estilo praticamente para qualquer coisa que for necessário, no modelo fornecido.
3. Não use a tecla ENTER para abrir espaço entre parágrafos, como no tempo da máquina de escrever. Computador não é máquina de escrever. Todos os estilos de parágrafo nos modelos fornecidos abaixo já têm o espaçamento certo nos atributos “Espaço acima do parágrafo” e “Espaço abaixo do parágrafo”. Se você usar ENTER, abrindo um parágrafo em branco, isto pode estragar outro recurso automático de formatação do editor de texto, que é o atributo “Manter com o próximo”. Todos os títulos têm este atributo, o que faz com que eles passem para a página seguinte, acompanhando o parágrafo correspondente e não fiquem sozinhos no final de uma página. Se você colocar parágrafos vazios, pode acontecer que um título fique no final de uma página junto com um parágrafo vazio.
4. Não use espaços para centralizar títulos ou textos. Editores de texto têm um comando especial que centraliza automaticamente os textos. Usando os modelos de TCC fornecidos aqui, dificilmente você precisará centralizar texto à mão, porque os estilos já estão todos formatados corretamente.
5. Não use parágrafos em branco com a tecla ENTER para formatar os títulos das capas. Eles já têm o espaçamento correto. Existe um estilo para cada elemento das capas.
6. Não use espaços ou tabulação para fazer a entrada de parágrafo. O estilo de texto “Normal” ou “Corpo de texto” já tem esta entrada automaticamente.
7. Não use programas pirateados para fazer seu TCC. Use o OpenOffice que é livre (aberto e gratuito) e mais fácil que o MS Word. Exija de sua instituição que instale o OpenOffice nos computadores dos alunos. E lembre-se: não é o OpenOffice que não abre direito arquivos do Word; é o Word que faz arquivos fechados que não podem ser abertos facilmente. Livre-se do Word.
8. Diariamente, envie o arquivo de TCC para seu próprio webmail. É a maneira mais fácil de fazer cópias de segurança.
9. Use estilos. Isto permitirá gerar o sumário corretamente em apenas 3 segundos.
10. Faça o sumário (índice) automaticamente. Como você usou estilos para formatar todo o texto, agora você pode usar o recurso de geração de sumário automático do OpenOffice ou MS Word. O próprio programa calcula o número da página e gera o sumário, pegando o texto que está formatado com os estilos Título 1, Título 2 etc e colocando o número da página correto, os pontinhos etc.
Leia também:
• Primeiro passo para começar um Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
• Estilo ABNT - toledo giuliano
• Normas ABNT NBR 14724 para formatação de trabalho científico, monografia e TCC
• Normas ABNT NBR 6027 para sumário de trabalhos acadêmicos, monografias e TCC
• Dicas para defesa do TCC
• Normas ABNT NBR 6028 para resumo de apresentação de trabalhos científicos
• Dicas para apresentação na defesa do TCC
• Todas as normas ABNT para trabalhos científicos e TCC
• Como redigir projeto de pesquisa
• Normas ABNT NBR 6023 para referências bibliográficas em documentos
Toledo



DICAS COMO FORMATAR MEU T.C.C. - PARTE 01

Bem vindos a mais cópia...meu nome é Giuliano Toledo e vou ser seu tutor em busca de como FORMATAR MEU T.C.C.......



SEGUIMOS PADRÃO A.B.N.T.


CONFIG. DO WORD.


LAY OUT DE PÁGINA = A4 (210X297 mm)



MARGEM 3 cm SUPERIOR / 3 cm ESQUERDA // 2cm INFERIOR / 2 cm DIREITA



ESPAÇAMENTO ENTRE LINHAS 1,5 cm OU 1,25 cm DEPENDE DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO


FONTE ARIEL 12 OU TIMES (PREFERENCIALMENTE ARIEL)


NÚMERAÇÃO CRESCENTE CONTA DESDE A PRIMEIRA FOLHA,
MAS SOMENTE APARECE IMPRESSA NA FOLHA a numeração
A PARTIR DA INTRODUÇÃO .........

CAPA......0 (zero) sem número


fls. Rosto.... 1 (sem número)


fls. Aprovação....2 (sem número)


fls. Dedicatória...3 (sem número / opcional)


fls. Agradescimento...4 (sem número / opcional)


fls. Epígrgafe ....5 (sem número / opcional)


fls. Resumo....6 (sem número) Obrigatório


fls. Resumo em Inglês....7 (sem número)


fls. Listas de tabelas / gráficos / fotos / ilustrações ....8,9,10,11,etc.... (sem número)


fls. SUMÁRIO.....12 (SEM NÚMERO)


FLS. INTRODUÇÃO.....13 ( COM NÚMERO)



BOM INICIO DE TRABALHO.....


TOLEDO





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