Como escrever um relato de caso clínico
Nos artigos que descrevem situações clínicas, o objetivo é preencher lacunas da literatura científica. Por isso, relatam-se casos inéditos, como procedimentos inovadores ou doenças ainda pouco estudadas. Assim, as experiências de cada equipe vão ajudando a compor o conhecimento coletivo.
1 – Introdução
Parte-se de uma apresentação breve sobre o episódio a ser descrito. O autor deve indicar os objetivos do relato e justificar a pertinência do artigo para a comunidade acadêmica.
2 – Descrição do caso
Esse é o momento em que se detalha o cenário. As informações costumam vir em ordem cronológica, conforme a sucessão dos acontecimentos. Ao fim da seção, o leitor deve saber:
– Sintomas/quadro clínico do paciente;
– Histórico de doenças ou condições de saúde;
– Exames e diagnósticos realizados;
– Medicações, procedimentos cirúrgicos ou ambulatoriais e demais recursos utilizados durante o tratamento;
– Situação final do sujeito.
3 – Discussão
Os dados obtidos com a experiência devem ser comparados às referências bibliográficas.Assim, é possível levantar hipóteses para as reações do paciente ao tratamento. Também se podem perceber pontos que mereçam aprofundamento investigativo – ou seja, o que o caso não foi capaz de apontar.
4 – Conclusão
Trata-se do fechamento do texto. Os pontos principais do trabalho devem ser resumidos, de modo a enfatizar novamente a singularidade e as contribuições para a área.
Após a conclusão, inclui-se a lista de referências. Ainda, os periódicos científicos geralmente solicitam um resumo, entre 150 e 200 palavras, que condense os tópicos desenvolvidos no artigo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário